Home > Notícias > Novos Operacionais VMER (2006-08-21 00:00:00)

Em Dezembro de 2005 a actual Coordenação da VMER SFX abriu um concurso interno, aberto a todos os serviços do hospital, para a selecção de futuros tripulantes enfermeiros, com o objectivo de substituir recentes saídas de operacionais da equipa.

Foram entrevistados 22 enfermeiros e, de acordo com uma grelha de avaliação predefinida, foram seleccionados 8 profissionais, cujos nomes foram enviados para o Centro de Formação de Lisboa do INEM.

Em Março de 2006, foram realizados os testes psicotécnicos onde, lamentavelmente, foram reprovados de imediato 3 elementos. Em Maio do corrente ano, os restantes 5 enfermeiros iniciaram a sua formação específica  com o Curso de VMER para Enfermeiros, ministrado pelo INEM. Todos obtiveram o aproveitamento na formação teórica, faltando a alguns completarem a formação prática e realizarem o Curso de Condução para Veículos Prioritários igualmente a cargo do INEM.

No início do mês de Agosto os Enfermeiros Renato Pereira e Paulo Félix obtiveram o grau de Operacionais VMER por parte do Centro de Formação de Lisboa do INEM. Iniciaram então os seus estágios de integração na equipa da VMER, tendo como Orientadores de estágio os Enfermeiros José Dias e Bruno Limpo, respectivamente.

O estágio de integração, instituído nesta VMER desde 2002, consiste na realização de um mínimo de 10 turnos em que o elemento estagiário executa todas as tarefas relacionadas com a função de tripulante enfermeiro da VMER (condução e actuação pre-hospitalar) sob a tutela e supervisão do elemento enfermeiro ou TAE sénior da equipa com quem se encontra escalado. Pretende-se assim que o enfermeiro em integração adquira alguma experiência na condução em emergência, sempre sob a tutela de um elemento da equipa mais experiente, e que fique a conhecer a área geográfica de actuação desta VMER.